Instalação do PHP no Linux

O código PHP está embutido diretamente nos documentos XHTML, embora esses segmentos de script sejam interpretados pelo servidor antes de serem entregues para o cliente, o que permite que o autor do documento escreva XHTML de uma maneira clara e concisa. Os nomes de arquivo de script PHP terminam com .php.

Para instalar o PHP no Linux é muito simples. Abra o terminal do Linux e execute os comandos abaixo para atualizar o gerenciador de pacotes do Linux. Ao digitar o primeiro comando o terminal irá solicitar a sua senha do seu usuário administrador do sistema operacional. Dependendo da situação de seu sistema operacional isso pode demorar alguns minutos:

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

Agora vamos instalar o Apache 2 e o PHP 5. Em alguns casos pode ser que o terminal solicite se você deseja continuar, digite S e tecle Enter:

sudo apt-get install apache2 php5 libapache2-mod-php5

Para testar se tudo ocorreu bem, crie um arquivo chamado info.php no diretório /var/www.


sudo vi /var/www/info.php

Para começar a digitar no vi tecle a letra i, depois digite o código abaixo e logo após tecle ESC e digite :x e tecle Enter para salvar e fechar o arquivo.

 

<?php

phpinfo();

?>

O código acima é uma função do PHP que mostra todas as suas informações. Agora abra o seu navegador e digite o seguinte endereço: http://localhost/info.php. Se tudo ocorre bem uma página semelhante a página abaixo será carregada:

Informações do PHP

Possíveis problemas: O navegador mostra um pop-up solicitando que o arquivo seja aberto, como se o mecanismo do PHP não fosse reconhecido. Há um problema com o pacote php5-common. Substitua-o por php5. Para substituir o php5-common, execute os seguintes comandos:

sudo apt-get --purge remove php5-common
sudo apt-get install php5

Com o Apache e o PHP instalado, agora precisamos de um banco de dados. Vamos instalar o MySQL com o comando abaixo:

sudo apt-get install mysql-server php5-mysql

Durante a instalação o MySQL vai solicitar que você insira a senha do administrador. Digite a senha e depois aperte o OK. Ele irá solicitar que você repita a senha novamente.

Pronto, o MySQL está instalado. Agora vamos instalar o phpmyadmin que é um programa para administrar nossa base de dados:

sudo apt-get install phpmyadmin

Na instalação do phpmyadmin ele irá solicitar quais servidores você deseja integrá-lo. Escolha o apache apertando a barra de espaço do teclado e depois tecle Enter. Depois ele irá perguntar se você deseja instalar a base de dados do phpmyadmin para o mesmo ser utilizado. Basta teclar Enter em Sim. Agora ele irá pedir para configurar uma senha para essa base de dados. Insira uma senha e tecle Enter.

Vamos reiniciar o apache para testarmos o mysql:

sudo /etc/init.d/apache2 restart

No seu navegador digite o seguinte endereço: http://localhost/phpmyadmin e uma página semelhante à página abaixo será carregada:

Página inicial do phpmyadmin

Pronto agora é só digitar root no usuário e a senha que você definiu para o mysql e está tudo configurado.

Veja aqui como instalar o PHP no Windows.

Sobre Naninho Luiz Ernani

https://naninho.blog.br/sobre/
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários