Instalação do PHP no Windows

O código PHP está embutido diretamente nos documentos XHTML, embora esses segmentos de script sejam interpretados pelo servidor antes de serem entregues para o cliente, o que permite que o autor do documento escreva XHTML de uma maneira clara e concisa. Os nomes de arquivo de script PHP terminam com .php.

Para executar um script PHP, é preciso ter o PHP instalado no seu sistema. Neste artigo vou mostrar como instalar o PHP em conjunto com o banco de dados MySQL e o servidor Apache. Vamos utilizar um programa chamado XAMPP para instalar e configurar de forma rápida.

O XAMPP é um programa que instala e configura de maneira fácil o PHP, o MySQL que é o servidor de banco de dados e o servidor de arquivos Apache. Para começar faça download do XAMPP no seguinte endereço: http://www.apachefriends.org/pt_br/xampp-windows.html.

É tão simples que basta apenas executar o instalador e escolher o diretório para instalação. Sugiro deixar o diretório padrão, que é o diretório raiz do sistema.

Instalação do XAMPP

Algumas versões do XAMPP, após a instalação, abrem o prompt de comandos e fazem algumas perguntas como: criar atalhos, desabilitar recuros, etc. Se preferir deixar as configurações padrões tecle Enter na primeira tela e na segunda digite x, tecle Enter e depois Enter mais uma vez.

Uma vez instalado podemos abrir o painel de controle do XAMPP e iniciar o servidor Apache e o servidor de banco de dados MySQL. Para isso clique nos botões ‘Start’ ao lado dos mesmos. Veja a figura abaixo:

Painel de Controle do XAMPP

Se quiser habilitar os módulos do Apache e o MySQL é só marcar a caixa Svc. Agora abra o seu navegador e digite o seguinte endereço: http://localhost. Se tudo estiver certo uma página semelhante a essa abaixo irá aparecer:

Página inicial do XAMPP

Para executar os seus scripts PHP basta colocá-los dentro da pasta htdocs que está localizada dentro da pasta xampp (Ex.: C:/xampp/htdocs). Depois abra o navegador e digite o endereço de seu script (Ex.: http://localhost/meuscript.php).

Veja aqui como instalar o PHP no Linux.

Referências:

Apache Friendshttp://www.apachefriends.org/pt_br/xampp.html

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
Rolar para cima