Um simples programa PHP

O código abaixo apresenta um simples programa escrito em PHP, que exibe uma mensagem de boas-vindas. O código em PHP é inserido entre os delimitadores de criação de scripts <?php ?> ou simplesmente <? ?> e pode ser colocado em qualquer lugar na marcação XHTML, desde que cercado pelos delimitadores.

A linha 1 usa a função print para inserir a declaração XML do documento, o que evita que o <? na declaração seja interpretado como um delimitador PHP incorreto.

A linha 8 declaramos a variável $name e lhe atribuímos o valor texto (string) “Luiz Ernani”. Todas a variáveis no PHP são precedidas pelo caracter especial $ e são criadas na primeira vez que forem encontradas pelo interpretador PHP. As instruções em PHP sempre terminam com um ponto-e-vírgula (;) assim como em C ou C++.

<?php print( '<?xml version="1.0" encoding="utf-8" ?>' ) ?>
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" 
	"http://www.w3.org/TR/xhtml1-strict.dtd">
<!-- Arquivo welcome.php -->
<!-- Um simples programa PHP -->
<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">
	<?php
		$name = "Luiz Ernani"; //declaração e inicialização
	?> <!-- fim do script PHP -->
	<head>
		<title>Um simples programa PHP</title>
	</head>
	<body style="font-size: 2em;">
		<p>
			<strong>
				<!-- imprime o valor do nome da variável -->
				<?php echo "Bem-vindo ao PHP, $name !"; ?>
			</strong>
		</p>
	</body>
</html>

Mensagem de Bem-vindo em PHP

Existem três formas de inserir um comentários em PHP: utilizando duas barras normais (//) ou o caractere especial (#) para comentar uma única linha como pode ser visto na linha 8 e o comentário para múltiplas linhas ou blocos de códigos começando pelo delimitador /* e terminando pelo delimitador */.

A linha 17 envia o valor da variável $name chamando a função echo. O valor contido em $name é exibido, e não a string “$name” Quando uma variável é encontrada dentro de uma string com aspas duplas (“”), o PHP a interpola, ou seja, insere o valor da variável onde aparece o nome da mesma na string, ao contrário das aspas simples (”) que insere a string da forma que foi escrita. Assim a variável $name é substituída por Luiz Ernani.

Todas as operações entre os delimitadores PHP são executados no servidor antes do documento XHTML seja enviado ao navegador cliente. Se você exibir o código-fonte no seu navegador de um documento PHP, você verá que o mesmo não contém nenhuma instrução em PHP, somente marcação XHTML.

As variáveis PHP são tipadas dinamicamente, ou seja, elas podem conter diferentes tipos de dados, como integers, doubles ou strings em diferentes momentos. A tabela abaixo apresenta esses tipos de dados:

Tipo Descrição
int, integer Números inteiros, ou seja, números sem um ponto decimal.
float, double, real Números reais, ou seja, números contendo um ponto decimal.
string Texto delimitado com aspas simples (‘’) ou duplas (“”).
bool, boolean Verdadeiro ou falso.
array Grupo de elementos.
object Grupo de dados e métodos associados.
resources Uma fonte externa – em geral, informações de um banco de dados.
NULL Nenhum valor.

Referências

DEITEL, Paul; DEITEL, Harvey. Ajax, Rich Internet Applications e desenvolvimento Web para programadores. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. Cap. 19, p.463-464. Tradução: Célia Taniwaki e Daniel Vieira; Revisão técnica Daniel da Costa Uchôa.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
Rolar para cima