O código PHP está embutido diretamente nos documentos XHTML, embora esses segmentos de script sejam interpretados pelo servidor antes de serem entregues para o cliente, o que permite que o autor do documento escreva XHTML de uma maneira clara e concisa. Os nomes de arquivo de script PHP terminam com .php.
Para instalar o PHP no Linux é muito simples. Abra o terminal do Linux e execute os comandos abaixo para atualizar o gerenciador de pacotes do Linux. Ao digitar o primeiro comando o terminal irá solicitar a sua senha do seu usuário administrador do sistema operacional. Dependendo da situação de seu sistema operacional isso pode demorar alguns minutos:
[code lang="shell"] sudo apt-get update [/code]
[code lang="shell"] sudo apt-get upgrade [/code]
Agora vamos instalar o Apache 2 e o PHP 5. Em alguns casos pode ser que o terminal solicite se você deseja continuar, digite S
e tecle Enter
:
[code lang="shell"] sudo apt-get install apache2 php5 libapache2-mod-php5 [/code]
Para testar se tudo ocorreu bem, crie um arquivo chamado info.php no diretório /var/www.
[code lang="shell"] sudo vi /var/www/info.php [/code]
Para começar a digitar no vi tecle a letra i
, depois digite o código abaixo e logo após tecle ESC
e digite :x
e tecle Enter
para salvar e fechar o arquivo.
<?php phpinfo(); ?>
O código acima é uma função do PHP que mostra todas as suas informações. Agora abra o seu navegador e digite o seguinte endereço: http://localhost/info.php. Se tudo ocorre bem uma página semelhante a página abaixo será carregada:
Possíveis problemas: O navegador mostra um pop-up solicitando que o arquivo seja aberto, como se o mecanismo do PHP não fosse reconhecido. Há um problema com o pacote php5-common. Substitua-o por php5. Para substituir o php5-common, execute os seguintes comandos:
[code lang="shell"]sudo apt-get --purge remove php5-common[/code]
[code lang="shell"]sudo apt-get install php5[/code]
Com o Apache e o PHP instalado, agora precisamos de um banco de dados. Vamos instalar o MySQL com o comando abaixo:
[code lang="shell"]sudo apt-get install mysql-server php5-mysql[/code]
Durante a instalação o MySQL vai solicitar que você insira a senha do administrador. Digite a senha e depois aperte o OK. Ele irá solicitar que você repita a senha novamente.
Pronto, o MySQL está instalado. Agora vamos instalar o phpmyadmin que é um programa para administrar nossa base de dados:
[code lang="shell"]sudo apt-get install phpmyadmin[/code]
Na instalação do phpmyadmin ele irá solicitar quais servidores você deseja integrá-lo. Escolha o apache apertando a barra de espaço do teclado e depois tecle Enter
. Depois ele irá perguntar se você deseja instalar a base de dados do phpmyadmin para o mesmo ser utilizado. Basta teclar Enter
em Sim. Agora ele irá pedir para configurar uma senha para essa base de dados. Insira uma senha e tecle Enter
.
Vamos reiniciar o apache para testarmos o mysql:
[code lang="shell"]sudo /etc/init.d/apache2 restart[/code]
No seu navegador digite o seguinte endereço: http://localhost/phpmyadmin e uma página semelhante à página abaixo será carregada:
Pronto agora é só digitar root no usuário e a senha que você definiu para o mysql e está tudo configurado.