O primeiro transplante renal

Antes de falar do primeiro transplante renal é imprescindível falar de um dos médicos coordenadores do fato histórico, o médico e escritor francês de origem judaica e considerado o fundador da moderna nefrologia Jean Hamburger (1909-1992). (TUOTO, 2009).

Jean introduziu o termo “nefrologia” no I Congresso Internacional de Nefrologia em Evian/Genebra, em 1960. Realizou grande parte de suas pesquisa como chefe do departamento de nefrologia que criou em 1952 no Hospital Necker em Paris. (TUOTO, 2009).

Coordenou a criação de uma das duas primeiras máquinas de hemodiálise do mundo, na década de 1940. A primeira máquina de hemodiálise da França foi colocada em atividade em 1955. A máquina de hemodiálise pioneira do mundo foi criada pelo holandês naturalizado norte-americano Willem J. Kolff (1911-2009) em 1941, na Holanda. (TUOTO, 2009).

Jean Hamburger
Dr. Jean Hamburger

O primeiro transplante renal foi realizado na França em 1952 e foi coordenado por Jean Hamburger e René Küss, o último foi um extraordinário médico criador do método cirúrgico do transplante renal. (TUOTO, 2009).

O paciente receptor foi um carpinteiro de 16 anos de idade, Marius Renard (1936-1953), o qual perdeu o seu único rim em um acidente. O rim foi doado pela mãe do paciente, mas apesar da função renal não ter sido restabelecida, alcançou-se a maior sobrevida até então. (TUOTO, 2009).

Uma equipe sob a direção de Jean realizou o primeiro transplante renal bem sucedido entre indivíduos não gêmeos em 1962. Seu grupo também efetuou o primeiro transplante bem sucedido de rim de cadáver, em 1965. (TUOTO, 2009).

A Sociedade Internacional de Nefrologia mantém uma premiação anual, o Jean Hamburger Award, para homenagear pesquisas proeminentes em nefrologia com ênfase clínica. (TUOTO, 2009).

Graças a Jean Hamburger e René Küss, eu e milhares de pessoas nos mantivemos vivos com qualidade de vida em todo o mundo com suas pesquisas. Obrigado Dr. Jean Hamburger e Dr. René Küss pelos anos de trabalhos e estudos prestados a humanidade.

Para saber mais sobre a biografia do Dr. Jean Hamburger e outros grandes médicos da história da humanidade não deixe de visitar o blog Biografias Médicas do Dr. Elvio A. Tuoto no seguinte endereço: http://medbiography.blogspot.com/

Referências

TUOTO, E. A. “Jean Hamburger (Biografia).” In: Biografias Médicas by Dr Elvio A Tuoto (Internet). Brasil, 2009. Consulta em Set, 24 – 2011. Disponível em: <http://medbiography.blogspot.com/2009/10/jean-hamburger.html>

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
Rolar para cima